Gravidez após abdominoplastia

Resolvi escrever este post pois andei pesquisando o assunto no google e o que achei é muito vago. Não há nada ilustrado, nada conclusivo, só teorias médicas e fatos que aconteceram com a “prima da amiga da vizinha”.

Bom, como todo mundo sabe (até os chineses) eu me submeti a uma abdominoplastia (plástica de abdômen) em maio de 2010, 2 anos e 8 meses após ter feito cirurgia de redução de estômago e emagrecido 45 kg. Junto com a abdominoplastia fiz lipo nas costas e enxertia da gordura que tirei, nos glúteos.

Minha abdominoplastia foi um sucesso, apesar de eu quase morrer de dor no pós-operatório imediato (na primeira semana), os resultados valeram muito a pena.

A lipo, sinceramente, foi dinheiro posto fora. Eu não tinha quase nada de gordura pra tirar, e o que tinha era de péssima qualidade (células de gorduras vazias, devido ao emagrecimento). Então a enxertia foi quase nula, o médico me avisou disso assim que abri os olhos, que ele quase não teve o que enxertar. Fiquei chateada, mas…ok. Antes gordura de menos do que a mais…rs. Mas voltemos ao assunto do post, que é abdominoplastia.

Minha barriga, na minha nada modesta opinião, ficou excelente. Nunca antes tive uma barriga parecida, nem quando magra na adolescência. Ganhei uma cintura fininha e disse adeus à pochete. O umbigo ficou um espetáculo a parte, ninguém diz que é fake. Continuei com estrias, pois tinha algumas na parte superior do abdômen, que foram parar na parte inferior. As cicatrizes da cirurgia de redução de estômago também permanecem, mas não me incomodam, pois além de serem pequenas (a cirurgia foi por vídeo), fazem parte do que sou. Acho que esses 2 últimos aspectos contribuem pra deixar o resultado da cirurgia mais natural…

Gostaria de esclarecer que não tenho nada contra a perfeição, acho ótimo, pra quem consegue. Quem sabe um dia chego lá, mas do jeito que ficou, pra mim, uma ex baleia assassina obesa mórbida, já está maravilhoso. Seguem fotos tiradas 3  e 8 meses após a cirurgia, sendo que na segunda foto estou 4 kgs mais gorda (depois emagreci, GAD):

agosto de 2010

Março 2011

Em março de 2011 resolvi engravidar. Ciente de que poderia perder os resultados da cirurgia plástica, mas pouco me lixando pra isso. Minha vontade de ser mãe é muito maior que minha vaidade.

O cirurgião plástico me orientou a esperar no mínimo um ano antes de engravidar, eu comecei a tentar com 10 meses de operada, mas só engravidei 14 meses depois da cirurgia, portanto, no prazo do cirurgião.

Meu GO disse que eu não “perderia” a cirurgia, já que eu ia ficar grávida, e não gorda. Confesso que não acreditei muito nisso, pois tinha certeza que ia dar uma engordada legal na gravidez, já que sempre tive um metabolismo de merda lento, engordando com muita facilidade.

Assim os meses foram passando, estou com 33 semanas de gravidez, ou seja, quase completando 8 meses e entrando no 9º, e só engordei 4kgs. No começo dava uma cuidada no que comia, mas quando vi que não engordava, liberei geral. Meu GO tinha razão, estou grávida, e não gorda!

31 semanas

O tamanho da minha barriga é um capítulo a parte. Ouço as pessoas falando que barriga de quem fez plática não cresce muito, e se cresce, é pros lados. Só que são só palavras, foto, que é bom,  nunca vi.

Os médicos dizem que a minha barriga tem tamanho normal, mas o zé povinho adora falar que é pequena. Na realidade, apesar de achar ela lindinha, redondinha e perfeita, também acho pequena, em comparação com as outras que vejo por aí.  A explicação médica, e lógica, é que somos acostumadas com gestantes gordas! Mulheres que engordam menos de 10 kg são raras, menos de 5, como eu, raríssimas. E é muito comum engordarem, 15, 20, até 30kgs! Com isso fica aquele barrigão, sendo que metade (ou bem menos) é criança e a outra metade banha.

Outro fator que faz minha barriga ser menor que as outras é o mesmo que faz, muitas vezes, a barriga de uma segunda gestação aparecer antes da primeira – a flacidez! Meus músculos foram muito bem costuradinhos há 1 ano e 9 meses atrás, portanto, não cedem com tanta facilidade quanto os de uma mulher “normal”. Com a segunda gestação a barriga aparece antes e cresce mais também por causa da flacidez, causada pela 1ª gestação.

Até agora não ganhei nenhuma estria, GAD. Estou passando o creme pra gestantes do O Boticário uma vez por dia, e só. Como minha pele já estava esticadinha imaginei que fosse ganhar várias estrias, mas não aconteceu, imagino que pelo fato de minha barriga ser pequena.

Logo que comecei a sentir a barriga crescer (quando parei de usar minhas calças jeans, pelas 14 ou 15 semanas) pensei que fosse explodir, pois sentia a pele esticar muito, forçar. Engraçado é que as pessoas ficavam espantadas quando eu dizia isso, porque pra elas eu não tinha barriga nenhuma hahaha. Mas ela estava sim esticando, tanto é que perdi minhas roupas rapidinho, só que eu realmente não parecia grávida, e sim uma barrigudinha comum, #meigordinha e tal.

Minha barriga só foi aparecer mais depois das 25 semanas, e até hoje, se eu quiser, disfarço bem com a roupa. Não vejo muita vantagem nisso, pois prefiro parecer grávida do que uma gorda com vermes, mas ok, é bom ter opção.

Agora não sinto mais a pele esticar tanto, só sinto bastante a cicatriz, que não alargou, mas escureceu, e coça, pinica. Nada insuportável, no entanto.

Meu umbigo alargou um pouco, mas não virou do avesso, graças a deus!!! Tenho até pesadelos com isso, que meu umbigo vira, sai pra fora. Acho que isso é meio comum, já vi várias fotos de grávidas assim, mas acho tão bizarro! Tomara que não me aconteça isso, até o fim da gestação ainda podem ter 8 semanas…

Agora vamos deixar a vaidade de lado e falar do lado sério da coisa, ou seja, as complicações que a abdominoplastia podem trazer na gravidez.

Conforme meu cirurgião plástico e meu GO, isso não existe, as consequências, se houverem, serão somente estéticas. Mas um GO do PS levantou uma questão que pode ser coerente, a meu ver, que é a relação entre abdominoplastia e contrações de Braxton Hicks.

Ele falou que não há nenhum estudo científico sobre o assunto, mas ele já notou que as pacientes abdominoplastizadas dele sentem bem mais contrações de bh que as outras. Como estou tendo umas 50 contrações por dia, acho que procede.

Talvez meu GO não tenha falado nada a respeito porque teve poucas pacientes com abdominoplastia. Aliás, a maioria das pessoas acha gozado uma pessoa que fez plástica, um procedimento puramente estético, querer ter um parto natural. Só que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa…rs. O parto não envolve só eu, e sim o respeito, afeto, e principalmente, a segurança da minha filha. Se parto natural fosse arriscado pra ela, não o escolheria nunca! No caso, estou juntando a fome (minha vontade de parir) com a vontade de comer (a segurança pra nós duas). Mas esse não é o assunto do post.

Outro aspecto que estou especulando, mas que não acho confirmação em lugar nenhum, é a relação entre abdominoplastia e parto prematuro.

Estou louca de medo que a bebê nasça antes! Porque se ela é grandinha e não tem mais espaço dentro da barriga, a lógica seria nascer. Ou não??? Tá, a lógica seria a barriga crescer mais. Mas e se ela não conseguir, se estiver difícil espichar meus músculos costurados, será que não pode ser o caso dela tomar o caminho da saída??? Pode ser uma grande besteira o que estou falando, mas é um medo que tenho, de verdade. Ainda mais sentindo tantas contrações!

Outra: se o excesso de contrações pode causar dilatação, e consequentemente, parto prematuro, e se abdominoplastia causa contrações de bh, não se conclui que abdominoplastia pode causar parto prematuro???

Ou eu não prestei atenção nas aulas de filosofia e minhas premissas estão completamente erradas???

Ou será que eu só sou neurótica??? É provável Oo

E finalmente chegou a parte que interessa a 95% das pessoas que estão lendo este post, as fotos! No face tenho fotos da barriga semanais, assim como aqui no blog, é só procurar no histórico. Pra facilitar (estou boazinha hoje!) vou postar as fotos mensais aqui:

1 mês completo

 

2 meses completos

 

3 meses completos

4 meses completos

 

5 meses completos

6 meses completos

 

7 meses completos

Prometo que depois que Laura nascer faço um novo post, complementando este e mostrando a barriga do pós-parto.

Só pros corajosos ;)

ATUALIZADO EM 21/05/2012, AQUI

12 Responses to “Gravidez após abdominoplastia”

  • Elis - esposas:

    Adooroooo tudo q vc posta… super coerente teus pensamentos! To adorando acompanhar tudinho! Bjkssss

  • Ci:

    Adorei tudo que postou…
    Quando nascer a Laurinha, posta umas fotos de como ficou sua barriga..
    Bjs

  • Tânia:

    Olá, gostei muito de ler sua materia. Eu tenho 39 anos, ha 5 anos, fiz uma reduçao de estomago. Agora, fui fazer a hernia, e ” aproveitaram” e fizeram o meu abdomen. Nunca sofri tanto na minha vida, eles esticaram demaissss… uma cintura que nunca tive , em menos de um mes, a cirurgia abriu, e tiveram que refazer a parte inferior. O meu umbigo, ficou muito grande, nada bonito e fundinho como o seu.
    Eu, nao me recuperei ainda da cirurgia. Ela foi feita no dia 21 de setembro. O que acontece, é que, fui fazer um exame por conta de detectar uma anemia e SURPRESA!! estou GRAVIDA!! Desde quinta feira, nao consigo dormir, eu nao conseguia acreditar até fazer o ultrassom ( 5 semanas). MEU MARIDO É VASECTOMISADO há 8 anos!! O MEU ovário, sempre foi um problema!! cheio de Cistos, hemorragia….ja usei DIU com progesterona para regularizar, era um inferno!!
    Ainda nao passei pelo cirurgiao plastico. Amanha, meu marido fará o exame de espermograma. Quero levar o exame para o plastico, pois ele pensará que eu nao tomei as devidas precauçoes. Que Precauçoes, teria que tomar, se eu levava a MAIOR FÉ na vasectomia dele.
    Eu estou desesperada, me escreve algo. Eu sei que engordei bem nesses 40 dias, meus seios estao enormes e muito doloridos. O umbigo horrivel e todo repuxado!! O médico do posto ja me encaminhou para o atendimento de Risco, no Hospital.
    Eu, nunca poderia imaginar Isso. Eu nem bem me recuperei das cirurgias, nao consigo andar erguida direito. Como te disse, ele PUXARAM MUITO. Foram 4 kilos e meio de pele!!
    E AGORA????
    Como sou ex obesa, tenho tendencia a ganhar peso. Faço tratamento de transtorno alimentar. Eu estava tomando remedios fortes, Amato( topiramato), Rivotril( clonazepan) e Fluoxetina. Estou com medo dessas 5 semanas, do desenvolvimento do bebê , devido a essas medicaçoes.
    Escreva para mim, dê sua opiniao.
    Estou angustiada…Como essa barriga crescerá, meu Deus do Céu!!
    Nao ha pele….
    Obrigada.
    Tânia

  • Janinha:

    Antes que eu esqueça: Sr. márcio, favor dar um jeito de se a gente esquecer de preencher o e-mail, e der aquele erro, a gente não perder tudo o que escreveu antes. Obrigado ;)

    Vamos ao assunto: adorei o post. Acho que vc deveria escrever um livro depois sobre o assunto, uma vez que não há relatos e muitas pessoas devem ter essas mesmas dúvidas. mto bom tua descrição.
    E quanto ao PP, se as BH não são decisivas para um PP, e se elas sob controle permitem uma gravidez a termo, se vc conseguir ir controlando não terá um PP não. E lugarzinho ela vai fazendo na barriga, aos pouquinhos ela vai abrindo alas, ehehehe. Cuide-se.
    Bjocas.

  • Fabiola:

    Seu depoimento é tdo q eu estava precisando ouvir, tenho 32 anos, ainda não sou mãe, e vou fazer abdominoplastia daki a 10 dias, tbn achei poucos artigos na net sobre o tema “Gravidez após abdominop” valew mesmo e que Deus abençoe a chegada da Laurinha!!!!

  • É a primeira vez quie visito o seu blog e amei, fiz bariatrica em 06/08/11 e faltam apenas perder mais 10 kilos não estou com pressa, porém agora estamos pensando em engravidar o meu namorido descobriu que está com pouca produção de esperma e já guardou os que ainda restam no laboratório e euzinha alem da bariátrica e já tenho 35 anos completo e bateu a dúvida, faço a abdominoplastia antes ou depois de engravidar. Engravidar antes corro o risco do plano de saúde não autorizar a cirurgia depois alegando que barriga ficou assim por causa da gravidez. Mas com o seu depoimento adquiro mais coragem para fazer a abdominoplastia antes de angravidar e esperar, afinal será nossos segundo filho já temos uma menina de 11 anos e sinceramente o meu sonho é fazer barriga de gravida afinal obesos não fazem barriga né.
    Parabéns e sucesso.

  • Flaviana:

    Ai que alivio…rsrsrsrs
    Amei seus depoimentos, a partir de hj vou dormir mais tranquila!!!!
    Estou gravida e fiz uma abdominoplastia completa ha 7 anos…
    Aff estava toda tensa com o que ouço por ai…
    Obrigada por postar as fotos e depoimentos…
    Parabéns e muita felicidade p vcs!!!!

  • Erika:

    Oi… Gostei do seu post. Fiz uma abdominoplastia, lipoescultura e prótese de mama, com 63 dias de recuperação descobri que estou gravida de 6 semanas, isto, porque os médicos falaram que não podia mais engravidar. Estou também um pouco desesperada, tenho medo do meu músculo arrebentar todo por dentro. Os médicos falaram que não acontece, mas fico agora com a pulga atras da orelha. Como posso acreditar neles?

  • Juliana:

    Oi… Parabéns pela sua excelente gestação… realmente engordar apenas 5kg é muito raro. Há muito tempo procuro na net relatos sobre isso, pois também fiz uma abdominoplastia a um ano e agora meu marido vive me pedindo pra engravidar novamente e tenho pena de saber que minha filha não vai ter um irmãozinho(a) pra fazer companhia pra ela. Não esperei pq eu tinha certeza que nao ia querer outro filho e também estava muito angustiada com minha aparência física me sentia uma velha com 25 anos. Deus não me fez com a barriga penduranda e cheia de estrias e não me conformava com isso. Por favor não deixe de postar as fotos após o parto, saiba que vc está tirando a angustia do coração de muitas mulheres. Felicidades!!!

  • Sibele:

    Poxa, adorei tudo que colocou… parece até meu relato kkkkk eu tbm perdi 45kg, tem 2 anos q fiz gastroplastia… e pretendo fazer a abdominoplastia até novembro… logo, com 1 anos e meio pretendo engravidar… Obrigada pelas informacoes, vou acompanhar mais seus posts… bjo

  • Adorei o post. Estou gravida de 24 semanas, e fiz uma abdominoplastia a 1 e 7 meses. Todo e em qlqr lugar que eu vou as pessoas adoram dizer que deve ter algo de errado pois nao tenho barriga, é verdadeiramente um saco!!! Dizem que meu bebe esta crescendo no estômago, é chatiador. acabei engordando bem mais que vc e estou com um pouco de medo de perde a cirurgia mais tudo bem!!! Tb sinto que tenho muito mais contrações de bh nesta gravidez (lembrando que já sou mãe de duas lindas criancas). E tb optei por um parto natural. Muito obrigado por compartilhar sua fotos!
    Bjs Nati

  • Maryanne Lopes:

    Olá, tudo bom? Gostei muito do seu post e relato. Como vc esta hoje? Como foi seu parto? Sua barriga ficou flácida? Eu também fiz uma plástica há 5 anos atras e ainda tenho medo de engraçadas. Mas estou querendo muito! Sua barriga voltou aí normal? Continua retinha? Parabéns pela coragem e relato sobre você. Abraços , Mary

Leave a Reply